quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Melhor Definição de Poesia

Sempre que estou aqui em Salvador, na agradável companhia do meu amigo e poeta Bernardo Linhares, conversamos insistentemente, madrugada à dentro, sobre Vinícius de Morais. Ontem, falamos dos artigos do poetinha a respeito da poesia e, inevitavelmente, não pudemos deixar de fazer algumas leituras. Ao longo da minha vida ouvi e li muitas definições, ou tentativas, de se fixar o sentido do que é poesia. Algumas, apaixonadas, outras, ponderadas, embora quase todas não passem de arroubos infantis. De todas elas, a que mais me agrada e sensibiliza é o texto “Sobre Poesia”, belíssima e equilibrada tentativa de Vinícius de Morais de apreender e examinar a natureza do poema e a função do poeta no mundo. Texto esse que se pode acessar por aqui.

Contudo, desconfiamos que o melhor mesmo de Vinícius esteve reservado às mulheres. Vejam só como o sacana, mesmo depois que virou estátua na praça que leva seu nome, em Salvador, continua um sedutor incorrigível.

Um comentário:

Fátima Santiago disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. As mulheres, meu caro Gustavo, adoram uma cortesia. Na Idade Média, seduzir pela palavra já fazia o maior sucesso entre elas. E Vinícius, no séc. XX, foi mestre em cantá-las, em prosa e verso.
Beijo.