importante haijin brasileiro
Na rua quieta,
a flauta de um vagabundo
– músicopoeta.
***
Um fruto maduro
pendente, precisamente
na linha do muro.
***
Natureza morta.
Frutos, caça, vinhos? Não.
Maletas de couro.
Breve biografia do autor:
Oldegar Franco Vieira foi dos primeiros poetas a publicar haicai no Brasil, o segundo em livro, tendo ocupado uma cadeira na Academia de Letras da Bahia.
Em 1940, Oldegar traz a público o seu primeiro livro, “Folhas de Chá”, Cadernos da Hora, São Paulo, com ilustrações e capa de Anita Malfatti, cujo prefácio do próprio autor teve, inclusive, uma primeira publicação no primeiro número da revista de cultura Cadernos da hora presente, São Pulo, em Maio de 1939, págs 104 a 111. Esse livro teve uma segunda edição em 1976. Após, em 1994, o poeta lança “Gravuras ao vento”, pelas mãos do editor Massao Ohno em co-edição com a Aliança Cultural Brasil-Japão.
Ainda publicou dois pequenos compêndios ensaísticos: em 1975, lança “O haicai – exclusivamente japonês?”, Editora Cátedra, Rio de janeiro, ensaio sobre a aclimatação do haicai no Brasil, e “Uma notícia – breve e cautelosa – da poesia japoenesa” prêmio Kawabata de 1978, promovido pelo Pen Clube do Brasil e Fundação Japão.
Nota: “músicopoeta”: tema de Shiki (1866 – 1902).
a flauta de um vagabundo
– músicopoeta.
***
Um fruto maduro
pendente, precisamente
na linha do muro.
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Natureza morta.
Frutos, caça, vinhos? Não.
Maletas de couro.
Breve biografia do autor:
Oldegar Franco Vieira foi dos primeiros poetas a publicar haicai no Brasil, o segundo em livro, tendo ocupado uma cadeira na Academia de Letras da Bahia.
Em 1940, Oldegar traz a público o seu primeiro livro, “Folhas de Chá”, Cadernos da Hora, São Paulo, com ilustrações e capa de Anita Malfatti, cujo prefácio do próprio autor teve, inclusive, uma primeira publicação no primeiro número da revista de cultura Cadernos da hora presente, São Pulo, em Maio de 1939, págs 104 a 111. Esse livro teve uma segunda edição em 1976. Após, em 1994, o poeta lança “Gravuras ao vento”, pelas mãos do editor Massao Ohno em co-edição com a Aliança Cultural Brasil-Japão.
Ainda publicou dois pequenos compêndios ensaísticos: em 1975, lança “O haicai – exclusivamente japonês?”, Editora Cátedra, Rio de janeiro, ensaio sobre a aclimatação do haicai no Brasil, e “Uma notícia – breve e cautelosa – da poesia japoenesa” prêmio Kawabata de 1978, promovido pelo Pen Clube do Brasil e Fundação Japão.
Nota: “músicopoeta”: tema de Shiki (1866 – 1902).
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