domingo, 7 de junho de 2009

Vinte anos sem Paulo Leminski

Hoje, 07 de Junho, faz exatamente vinte anos que Paulo Leminski nos deixou. Sou fã desse controverso poeta paranaense desde que li seus primeiros poemas por influência do amigo e também poeta Jotacê Freitas. Profundo conhecedor das tradições e ao mesmo tempo um grande iconoclasta, Leminski dizia ler Cabral apenas por ofício e que os maiores poetas brasileiros estavam na música popular. Será?
Particularmente, discordo dele, mas admiro sua obra poética, neo-barroca, e também seus ensaios, tanto que, há uns dois anos atrás, após ler grande parte de sua obra, escrevi essa retranca que segue abaixo e da qual gosto muito. Viva Paulo Leminski!

LEMINSKI

Era um poeta iconoclasta
beijando os barrocos umbrais,
um samurai à brasileira
medindo o vôo dos pardais;

era como se não bastasse
e como se em si não coubesse:

hoje canta e vive na praça,
na plenitude da palavra,
nos bares, nos becos da raça,

na luta de classes, nos livros:
anjo louco, poeta vivo.

Mais sobre Leminski em:
http://www.cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id=4027

4 comentários:

José Carlos Brandão disse...

Viva Leminski
com sua borboleta
ou uma pétala vermelha
e todo o verão
na sandália
pisando o chão!

Abraços.

Anônimo disse...

Pô, Gustavo, volta e meia eu acompanho seu blog, gosto dele, mas Leminski? Releia novamente e verá que é um poeta sofrível. Podia até certa erudição, que eu nem sei se existe, agora poeta...? E vc invocou com os tais do hai-kais, hai-kus, sei lá... Volte a escrever seu poemas, meu caro, vc estava indo muito bem.

Augusto Bastos.

Gustavo Felicíssimo disse...

Meu caro Augusto Bastos. Eu gosto mesmo de Leminski, um poeta versátil, crítico e irônico, tanto quanto gosto do hokku, haiku, haicai ou hai-kai, como quiser chamar. Tenho estudado com profundidade os fundamentos da literatura japonesa e percebo toda a sua grandiosidade. Esta, para mim, nada deve à literatura ocidental. Te agradeço por acompanhar o Sopa.

Cosmunicando disse...

maravilhoso e insubstituível Leminski =)