O poeta Ferreira Gullar afirmou à coluna Painel de Letras (Folha de São Paulo) que sua candidatura ao Nobel de Literatura deverá ser reapresentada em Estocolmo em 2011.
Segundo o autor, as publicações na Suécia, dois anos atrás, de seu “Poema Sujo” e, mais recentemente, de uma antologia poética e da edição da revista Karavan, com dossiê dedicado a ele, levaram escritores e professores do país a propor a ideia. Gullar teve suas candidaturas registradas, em 2002 e 2004. O fato de ter ganho neste ano o Camões, principal prêmio a autores de língua portuguesa, também pesa.
Fonte:
Folha de S. Paulo - 26/06/2010
Veja recente nota que demos sobre Gullar e o Prêmio Camões: http://sopadepoesia.blogspot.com/2010/06/e-o-premio-camoes-2010-vai-para.html
Fonte:
Folha de S. Paulo - 26/06/2010
Veja recente nota que demos sobre Gullar e o Prêmio Camões: http://sopadepoesia.blogspot.com/2010/06/e-o-premio-camoes-2010-vai-para.html
3 comentários:
Ferreira Gullar é um dos maiores poetas do mundo vivo. Mas penso que se ele receber o Nobel talvez seria apenas a confirmação de uma grande injustiça referente à Drummond e João Cabral. E Lêdo Ivo?
Injustiça é abster-se de comemorar um Nobel brasileiro. Infelizmente, Drummond e Cabral não puderam receber essa glória, mas se Gullar realmente vier a recebê-la será, mais do que uma conquista individual, será um reconhecimento merecido pela excelente Literatura que o Brasil produz, especialmente com relação à poesia, que é uma das mais inventivas do mundo.
Prezado Caio, você tem razão. A questão é apenas o fato de poetas como Drummond e João Cabral (penso que os dois sejam bem maiores do que Gullar)não terem recebido o prêmio. É claro que Gullar merece. E devemos ficar contentes se isso acontecer.
Postar um comentário