terça-feira, 29 de junho de 2010

Gullar pode ser Nobel?

O poeta Ferreira Gullar afirmou à coluna Painel de Letras (Folha de São Paulo) que sua candidatura ao Nobel de Literatura deverá ser reapresentada em Estocolmo em 2011.

Segundo o autor, as publicações na Suécia, dois anos atrás, de seu “Poema Sujo” e, mais recentemente, de uma antologia poética e da edição da revista Karavan, com dossiê dedicado a ele, levaram escritores e professores do país a propor a ideia. Gullar teve suas candidaturas registradas, em 2002 e 2004. O fato de ter ganho neste ano o Camões, principal prêmio a autores de língua portuguesa, também pesa.

Fonte:
Folha de S. Paulo - 26/06/2010

Veja recente nota que demos sobre Gullar e o Prêmio Camões: http://sopadepoesia.blogspot.com/2010/06/e-o-premio-camoes-2010-vai-para.html

3 comentários:

Hilton disse...

Ferreira Gullar é um dos maiores poetas do mundo vivo. Mas penso que se ele receber o Nobel talvez seria apenas a confirmação de uma grande injustiça referente à Drummond e João Cabral. E Lêdo Ivo?

Caio Rudá de Oliveira disse...

Injustiça é abster-se de comemorar um Nobel brasileiro. Infelizmente, Drummond e Cabral não puderam receber essa glória, mas se Gullar realmente vier a recebê-la será, mais do que uma conquista individual, será um reconhecimento merecido pela excelente Literatura que o Brasil produz, especialmente com relação à poesia, que é uma das mais inventivas do mundo.

Hilton disse...

Prezado Caio, você tem razão. A questão é apenas o fato de poetas como Drummond e João Cabral (penso que os dois sejam bem maiores do que Gullar)não terem recebido o prêmio. É claro que Gullar merece. E devemos ficar contentes se isso acontecer.