sexta-feira, 16 de julho de 2010

HAICAIS TÊM O “RUMOR DA ONDAS”

Por José Marins
Benedita Azevedo lança mais um livro de haicais realizados a partir de suas vivências na Praia do Anil, onde reside em Magé-RJ. São 99 poemas no estilo clássico que nos aproximam da natureza, dialogam com o leitor numa linguagem simples, mostrando imagens que passariam despercebidas não fosse a percepção treinada da autora e sua fina sensibilidade poética. Afinal a poética do haicai é a da observação, dos sentidos e das sensações que captam a diversidade natural e as manifestações humanas de nosso povo.
Na apresentação escreve a haicaísta Rosa Clement: “É um nome muito apropriado para quem mora perto do mar, e tem o privilégio de sentir a brisa e ouvir com frequência o rumor das ondas, como é o caso da autora. Rumor das Ondas é, portanto, um livro que oferece uma variedade de matizes e formas de paisagens e atividades humanas. É um esforço recompensado e um merecimento.”
Ler mais esse livro de Benedita Azevedo é um privilégio e um prazer para quem ama a poesia do haicai.

Eis alguns dos poemas do livro:

Quietude na praia –
Só a aragem da manhã
E o rumor das ondas.

-

Ao sol da manhã
Reflexos brilham no pasto –
Noite de geada.

-

Cintilando ao sol
As bolhas de sabão
Caem na varanda.

-

Ao romper da aurora
Suave perfume no ar –
Outra vez setembro.

Um comentário:

Hilton disse...

meu amigo e grande poeta, por favor, não esqueça de sua crítica ao meu projeto de livro. Ela é muito importante. Abraço.