segunda-feira, 12 de julho de 2010

Festival do Japão, em São Paulo

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, entidade que divulga a produção literária da comunidade nipo-brasileira, mais uma vez se fará presente no Festival do Japão, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2010. Em seu estande, haverá exposição de tanka e haikais em língua japonesa, tanto os produzidos por seus associados radicados no Brasil, como aqueles escritos por grandes poetas do Japão, todos acompanhados de tradução para o português. Além da língua japonesa, o haikai em língua portuguesa também terá seu espaço, através dos trabalhos de autores brasileiros.

O haikai tradicional, poema de três versos que discorre objetivamente sobre temas da natureza, é certamente a maior contribuição do Japão para a literatura brasileira. Durante os três dias do Festival ocorrerão concursos de haikai e tanka em japonês. Além disso, será realizado o 3º Concurso de Haikai Masuda Goga, exclusivamente em língua portuguesa. Masuda Goga (1911-2008) foi um mestre imigrante que contribuiu enormemente para a divulgação do haicai entre os brasileiros. O concurso deste ano será dividido em duas categorias: infanto-juvenil e adulta.

Considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa no mundo, o Festival do Japão apresentará shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições e atividades para crianças. O evento é realizado desde 1998 pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil), entidade que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil e tem o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas. Também auxilia entidades e projetos assistenciais.

Maiores informações:
http://www.festivaldojapao.com

Nenhum comentário: