quarta-feira, 29 de julho de 2009

Canto dos Emigrantes - Alberto da Cunha Melo

Alberto da Cunha Melo, como todo grande poeta, possuía um espelho interior que lhe servia de parâmetro. Escrever para enxergar melhor o mundo e por necessidade da alma, não por fetiche. Prova desta nossa afirmação é "Canto dos Emigrantes", poema que aos poucos vai se configurando em um clássico da poesia brasileira. "Canto dos Emigrantes", segundo Cláudi Cordeiro, esposa e musa do poeta, possui duas versões musicais e a performance de Lirinha (Cordel do Fogo Encantado) que leva multidões ao delírio. Foi escolhido para duas antologias importantes e pertence ao livro "Noticiário", um marco na poesia brasileira.

Com seus pássaros
ou a lembrança de seus pássaros,
com seus filhos
ou a lembrança de seus filhos,
com seu povo
ou a lembrança de seu povo,
todos emigram.
De uma quadra a outra
do tempo,
de uma praia a outra
do Atlântico,
de uma serra a outra
das cordilheiras,
todos emigram.

Para o corpo de Berenice
ou o coração de Wall Street,
para o último templo
ou a primeira dose de tóxico,
para dentro de si
ou para todos, para sempre
todos emigram.
O livro "Noticiário" está disponibilizado gratuitamente para download. Segue o endereço para quem quiser baixá-lo: http://www.scribd.com/doc/2539077/Noticiario

3 comentários:

Gisele Freire disse...

Oi Gustavo
Valeu a visita!
Muitas das fotos que estão naquele blog que vc visitou, não são minhas cada uma tem o seu respectivo crédito, as vezes é que boto algo meu lá..., mas não é sempre.
Gostei daqui, tem coisas boas, voltarei mais vezes
Abraço
Gisele

Unknown disse...

Poeta Gustavo, é verdade. O "Canto dos Emigrantes" tem 2 versões musicais e a performance de Lirinha que leva multidões ao delírio. Foi escolhido para duas antologias importantes e pertence ao "Noticiário" Um marco na poesia brasileira. Está disponibilizado gratuitamente no SCRIBD. Segue o endereço:
http://www.scribd.com/doc/2539077/Noticiario

Anônimo disse...

http://markonzo.edu Welcome friends! ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]ashley furniture[/url], ubwnkf, allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]allegiant air[/url], hxsugpw, pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]pressure washers[/url], ipsua, dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]dishnetwork[/url], uhsrak, adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]adt security[/url], scjvk,