sábado, 11 de julho de 2009

Micro entrevista com Carlos Pronzato

Poeta e cineasta


“Sua arma é uma câmera. Sua munição, os fatos. A transformação social é sua ambição. Onde ocorrer mobilização, o argentino radicado na Bahia, Carlos Pronzato, está lá. Seja na Revolta do Buzú, quando estudantes tomaram a rua para protestar contra o aumento da passagem do ônibus; ou no 16 de maio de 2001, quando universitários exigiram a cassação do senador baiano Antonio Carlos Magalhães. Pronzato sempre cumpre a dupla função do registro audiovisual e da participação militante, numa fronteira inexistente entre o artístico e o político.” Desse modo o jornalista Vitor Rocha apresenta Carlos Pronzato no prólogo de uma entrevista publicada em 26 de novembro de 2006, no Jornal A Tarde, Bahia. Mas, o argentino mais baiano que existe, não é apenas um cineasta dedicado ao documentário, ele é também um poeta que, do mesmo modo, em seus versos, mostra-se engajado politicamente. Entre seus livros mais conhecidos estão “Poesia contra o império”, 2004; e “Bolívia, poema rebelde”, também de 2004.
Na Bahia, a melhor poesia de cunho político foi feita por Capinan em "Inquisitorial". No cinema, talvez Glauber Rocha seja o melhor exemplo. Entretanto vale lembrar que em toda arte engajada é necessário isolarmos os vícios e as virtudes. Mas esse é um outro papo.

Neste link
http://www.lamestizaaudiovisual.blogspot.com/ encontramos a produção audiovisual de Carlos Pronzato com sua respectiva sinopse, onde poderá também ser adquirida.

Entrevista

Gustavo Felicíssmo – Meu caro Pronzato, como o cinema influi na sua poesia, ou, se preferir, como ambos se unem, se conectam, em sua obra?
Carlos Pronzato
- Há inúmeros filmes que com o seu instrumental técnico e narrativo específico se aprofundam em universos poéticos imagéticos, com maior ou menor sucesso, segundo as expectativas do diretor. Penso em Bergman, em Fellini, em Tarkovski, em Resnais, por exemplo, cujas explorações da subjetividade criaram mundos cinematográficos imaginários, poéticos. Esses universos criados a partir da sensibilidade do artista cinematográfico estariam em condições de influenciar, de aceder, ou, melhor dizendo, de ocupar – já que uma ação involuntária – o território do poeta? Acho que sim, no meu caso, já que, por força do meu trabalho diário nos dois suportes, a criação constante de pontes entre Terpsícore e a criação póstuma de Dionisios, é inevitável. Apesar de o documentário ter preeminência na minha obra, se essa conexão existe, penso que a influência se dá num percurso de ida e volta, de retroalimentação, fragmentário e anárquico que consegue construir um diálogo na sua inerente incompletude. Assim, imagens registradas pelo nosso olhar num filme, articuladas no seu discurso de conjunção de elementos técnicos, cenográficos, interpretativos e musicais, podem disparar novas imagens no seu caminho ao papel impresso e retornar ao filme acrescido de poesia. É um processo complexo, como a própria criação poética, nunca definitiva, cujos mecanismos de elaboração – ainda bem - ignoramos, e por tanto de infinitas possibilidades.

GF - Hoje, a poesia no cinema estaria mais na atitude do cineasta frente ao seu próprio tempo ou não?
CP
- Sempre tomando como base o cinema de compromisso social, com toda certeza sim. Hoje e sempre. Se houver apenas uma única pessoa que enxergue emoção movilizadora nas imagens de uma rebelião – e isto se estende a todo tipo de luta travada pela emancipação humana, individual ou coletiva -, de um ato de coragem e valentia frente aos poderosos e saqueadores de sempre, ou inclusive, num estágio posterior, num processo de construção social igualitária, haverá poesia, haverá algo além de uma feliz combinação de palavras num papel. E, levando em conta a penetração massiva que o cinema – e os seus derivados televisivos e internéticos - tem no mundo contemporâneo, quem assume esta atitude de inscrever sua leitura do mundo - e no mundo -, além da sua particular transcendência como indivíduo, estará muito além da criação de um espaço íntimo e individualista, forjando poesia coletiva.
Também podemos encontrar a atitude do cineasta com propostas de transformação social, que por profundas discordâncias com os processos políticos contemporâneos conhecidos assume um relato mais pessoal para se expressar politicamente, e não por isso menos comprometido.
E parafraseando o poeta: tudo vale à pena, quando a atitude não é pequena.

GF - Se o cinema é a indústria dos sonhos, a poesia seria o próprio sonho, a utopia maior?
CP
- Há um cinema, após sua fase de entretenimento de feira, em paralelo à fase de implantação do capitalismo, que impôs seus sonhos industriais de consumo e de perpetuação desse modelo econômico norte-americano, trasladado depois a outras cinematografias do mundo que repetiram esse modelo de acumulação econômica. Sonhos todos, técnica e industrialmente primorosos, que alimentavam – e alimentam - o imobilismo, a contemplação pura e simples de um modelo único de consumo, de uma realidade de eternos e inatingíveis oásis – visão hoje relegada aos subprodutos noveleiros. Felizmente, há outros cinemas que souberam explorar outras inúmeras possibilidades estéticas e aquelas geralmente denominadas políticas. Nestas últimas, há o objetivo de trasladar o sonho libertário da tela para a realidade numa tentativa migratória tão utópica quanto necessária.
Mas em fim, a utopia, o não lugar, é o espaço da poesia. Cabe à realidade e ao cinema – às suas diferentes linhas e gêneros – se aproximarem dela.

Confira aqui uma outra entrevista,
mais genérica, concedida por Pronzato:
http://cazzoentrevista.blogspot.com/2009/06/carlos-pronzato-sorri.html

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