segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Hitler após a 2ª Guerra na Argentina?


Hitler e a mulher não se suicidaram num "bunker" em Berlim no dia 30 de abril de 1945? É o que dizem os livros de história. A Folha de São Paulo do último dia 20, noticia que em The Grey Wolf - The Escape of Adolf Hitler, livro que acaba de ser lançado no Reino Unido, os britânicos Gerrard Williams e Simon Dunstan sustentam que Hitler escapou do "bunker" três dias antes de seu suposto suicídio. Então, voou para a Dinamarca e para a Espanha, e foi embarcado, com ajuda do general Franco, num submarino com destino à Argentina. Hitler teria se instalado em mais de uma residência na Patagônia, com Eva e duas filhas. Viveria mais 17 anos, e teria morrido no dia 13 de fevereiro de 1962, aos 72 anos. Os autores reuniram depoimentos de pessoas que dizem ter visto o Führer ou trabalhado para ele na Patagônia.
Parece ficção, e essa possibilidade de Hitler ter vivido até a morte na Argentina, um delírio. Entretanto, se o Führer tivesse escapado ileso da derrocada alemã, um dos lugares prováveis onde ele se exilaria seria sem dúvidas a nossa vizinha Argentina, pois é por demais sabido os laços de amizade que o regime nazista mantinha com o peronismo.  
Para quem quiser conhecer mais detalhes sobre o assunto, sugiro o livro “La autentica Odessa”, do jornalista com faro de historiador, Uki Goñi, onde está revelado um capítulo negro da história argentina: o país foi um porto seguro para nazistas depois da 2ª Guerra Mundial. Nessa obra, como afirma Sergio Kiernan, uma das coisas que mais chamam a atenção é o rigor do autor: cada afirmação possui uma nota citando um documento.
Tocar nesse assunto com nossos hermanos é muito desagradável. Para eles essa vergonha deveria ser sepultada e esquecida. Também, pudera!

Um comentário:

ksenia klyueva disse...

The edited by Gerrard Williams and Simon Dunstan in hipothesis basic (no relation to the daughters of hitler, a fantasy of the 40's without foundation) is a very bad copy of Hitler's escape (see website with copyrigth 1999 !! www.hitlers-escape.com ) from Patrick Burnside and published in various editions and publishers from 2000 to 2004 in Spanish “El escape de Hitler”.

Lo editado por Gerrard Williams y Simon Dunstan en su hipothesis basica (..y tambien todo lo editado por Abel Basti.. ) es una muy mala copia de El escape de Hitler (ver website con copyrigth de 1999 !! www.hitlers-escape.com ) de Patrick Burnside y editado en varias ediciones y editores desde el año 2000 y hasta 2004 en español.