domingo, 30 de agosto de 2009

Viajando com Carlos Verçosa

Estive ontem, sábado, em Salvador com Carlos Verçosa, autor de “Oku, viajando com Bashô”, vigoroso e estupendo rastreamento do haicai brasileiro publicado em 1995. E no sábado mesmo retornei a Itabuna, pois fui exclusivamente para tratar da recuperação da obra do excelente Abel Pereira, um haicaísta baiano, de Ilhéus, que confiou ao Verçosa seu último trabalho, ainda inédito, que publicaremos pela Editus.
Foi um dia primoroso. Nos encontramos ao final da manhã, na biblioteca do ICBA – Instituto Cultural Brasil Alemanha, onde tratamos de nos apresentar devidamente. Verçosa estava meio desconfiado da nossa capacidade de fazer jus à obra do poeta, desconfiança desfeita assim que conheceu nossos trabalhos de recuperação das obras de outros autores igualmente importantes para a minha região.
Além do trabalho com a obra de Abel Pereira, firmamos acordo para a recuperação da obra de Gil Nunesmaia, uma antologia do haicai na Bahia e o mais interessante, a segunda edição de Oku.
Saí do encontro, que durou até as 21 horas, com a melhor das impressões e com uma alegria muito grande. De Verçosa trouxe seu trabalho de fotohaiga, “Música Urbana”, 2001, feito em parceria com o fotógrafo Aristides Alves, e muito mais informação para o meu entendimento sobre haicai. No mais é aguardar os trabalhos que, na medida do possível, serão disponibilizados a todos.
Abaixo, fotos e haicais de “Música Urbana”.
entardecer
o sol mergulha
mas volta

pipa no céu
deus também
é menino

Nenhum comentário: