quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A dança dos sete véus

Motivado pelos poemas com títulos homônimos, “Salomé”, um de Myriam Fraga, outro de Plínio de Almeida, postados anteriormente neste blog, resolvi empreender uma pesquisa sobre a Dança dos Sete Véus, com a qual Salomé teria “enfeitiçado” Herodes antes de pedir-lhe a cabeça de João Batista como prêmio.
Descobri que há várias versões para a origem da Dança dos Sete Véus. Daquelas que encontrei, a mais bela é, sem dúvida, a que tem origem em uma antiga lenda babilônica, contada por Diane Ferguson, com tradução de Gian Celli, que diz que a deusa Ishtar para recuperar Tammuz, seu marido assassinado, desce ao mundo subterrâneo a fim de resgatá-lo do reino de sua irmã, Erishkigal. Ao descer, Ishtar passa por sete portais e em cada um deles deixa uma de suas vestes que lhe conferem poder, até chegar nua e indefesa como todos os mortais. Ela consegue seu intento, mas paga alto preço: seu marido, deveria passar metade do ano em liberdade, mas a outra metade deveria retornar para viver no submundo, com Erishkigal. Foi assim que Tammuz passou a ser dividido entre as duas irmãs, uma, a Rainha do Céu, a outra, a Rainha do Submundo. Quando estava com Ishtar, na Terra, a Deusa ficava feliz e a natureza e a humanidade floresciam, mas quando ele retornava ao submundo, a consternação de Ishtar fazia com que toda vida fenecesse.
Na dança, para cada portal atravessado pela deusa, a bailarina despe-se de um véu, para cada um, executa um movimento diferente, sugerindo um sentimento ou uma expressão variada. Após empreender a pesquisa, acabei cometendo o poema abaixo.

A DANÇA DOS SETE VÉUS

Toda essa vida é como a vela
e toda vela é como a luz
da lua clara sob um céu
cheio de estrelas, andaluz;

em sua essência e formosura
toda essa vida é uma ventura,

feito a dança dos sete véus
e a dançarina seminua
entre os portais do próprio céu:

tal qual a vela a dança encanta
ao mostrar a sua face santa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adicionei seu poema ao video que editei.
Achei lindo.
Parabéns e boa sorte.


https://www.youtube.com/watch?v=2K3gwOMnhX0