sábado, 7 de agosto de 2010

Mostra Jorge Amado de arte & cultura

Se vivo estivesse, nesta terça-feira, dia 10, Jorge Amado completaria 98 anos
Na próxima terça-feira, se vivo estivesse, Jorge Amado completaria 98 anos bem vividos. Para comemorar a data, mas já preparando o terreno para o seu Centenário em 2012, estamos realizando através da Fundação Cultural de Ilhéus, onde sou Diretor de Projetos, entre 09 e 13 de agosto, a Mostra Jorge Amado de Arte & Cultura, reunindo diversas manifestações artísticas que buscam valorizar o imaginário, a obra e preservar a memória do escritor que tanto colaborou com a divulgação direta e indireta do nosso município em âmbito internacional.
Neste ano, uma programação ampla e diversificada inclui visitas dirigidas de estudantes e população à Casa de Jorge Amado com receptivo artístico; apresentações gratuitas de filmes baseados na obra de Jorge Amado; exposição de artes plásticas sob a coordenação do artista plástico e Professor Guilherme Albagli, com obras e biografia de pintores que ilustraram capas de livros de Jorge Amado. E não pára por aí. Também está programada a apresentação do espetáculo: “Jorge Amado: Santo de Casa”, sob direção de Soânne Marry, que mescla dança, teatro e música ao vivo. Trata-se de uma apresentação exclusivamente pensada e concebida para homenagear o autor em seu mês de aniversário. Na oportunidade haverá o agradecimento público a algumas personalidades que têm dado apoio ao fomento da cultura na cidade.

Também estamos promovendo em parceria com o Departamento de Letras e Artes da UESC, o Seminário sobre a obra de Jorge Amado. Trata-se de um evento aberto a todos os estudantes, universitários ou secundaristas, que contará com palestras de importantes estudiosos da nossa região. Entre eles: Ruy Póvoas (A influência da religiosidade africana na obra amadiana), Maria de Lourdes Netto Simões (O turista leitor de Jorge Amado) e André Rosa (Memória e identidade na obra de Jorge), com mediação de Maurício Corso, Jornalista e Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. Ainda teremos o lançamento de obras literárias inspiradas na obra de Jorge Amado e apresentação de vídeo-documentário.
Para Maurício Corso, a Mostra está cercada pela essência e pelo respeito à obra amadiana, também a toda história regional, conceituando suas ações na perspectiva de oferecer não apenas mais uma referência, mas o fomento à memória, à arte e cultura.
A Mostra conta com o total apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e da Universidade Estadual de Santa Cruz.

PROGRAMAÇÃO
De 09 a 13
Horas: Dia todo
Local: Casa de Jorge Amado
Atividade: Visitas dirigidas de estudantes e população à Casa de Jorge Amado com receptivo artístico.

Dias 09 e 12
Horas: 18:30h
Local: Sala de TV da Casa de Jorge Amado
Atividade: Apresentações gratuitas de obras cinematográficas baseadas na obra de Jorge Amado. São elas: Seara Vermelha e Gabriela.

Dia 09
Horas: 16h
Local: Foyer do Teatro Municipal de Ilhéus
Atividade: Abertura da exposição de artes plásticas com obras e biografia de pintores que ilustraram capas de livros de Jorge Amado. Coordenação: Prof. Guilherme Albagli/UESC.
Dia 10
Horas: 20h
Local: Teatro Municipal de Ilhéus
Espetáculo “Jorge Amado: Santo de Casa”. Apresentação dirigida por Soânne Marry. Exclusivamente pensado para homenagear Jorge Amado em seu mês de aniversário. Trata-se de um espetáculo que mescla dança, teatro e música ao vivo.

Dia 11
Horas: 18h
Local: Auditório da Fundação Cultural de Ilhéus
Seminário sobre a obra de Jorge Amado, em parceria com o DLA da UESC. Palestras de Prof. Msc. Ruy Póvoas (A religiosidade africana na obra amadiana); Profa. Dra. Maria de Lourdes Netto Simões (O turista leitor de Jorge Amado); Prof. Dr. André Rosa (Memória e identidade na obra de Jorge Amado).

Dia 13
Horas: 18h
Local: casa de Jorge Amado
Atividade: Lançamento do livro: Documentário e Turismo Cultural: Um Olhar sobre Jorge Amado de Renata Smith – com apresentação de vídeo-documentário.

Um comentário:

Gerana Damulakis disse...

Uma beleza a programação.