quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dão - Para Embelezar a Noite

Faz pouco tempo recebi em Ilhéus, na Fundação Cultural, a visita do produtor cultural Uzeda, que estava trazendo para a cidade uma apresentação do grupo Samba Chula de São Bráz. Conversa vai, conversa vem, Uzeda me fala de um músico muito talentoso, Dão. Que surpresa! Dão, meu amigo de longas datas, ainda em Salvador, estava com seu primeiro Cd na praça e já havia ido aos Estados Unidos e México. Ainda lançaria o trabalho na Europa. Fiquei muito feliz com as notícias.

Vai daí que em uma das minhas idas à Salvador, ao dobrar uma esquina do Porto da Barra, me encontro com meu amigo. Que alegria! Botamos o papo em dia em combinamos que um hora dessa Dão apareceria aqui no sul da Bahia para algumas apresentrações.


Para Embelezar a Noite, nome do novo Cd de Dão, representa a essência da musicalidade negra, cheia de swing e originalidade em suas canções influenciadas pelo soul, funk, samba, reggae, blues e rock’ n roll com o embalo da musicalidade negra baiana. Com o tempero da black music universal e a vivência dos bares e casas noturnas de Salvador, fui construindo o repertório do CD junto com o público, noite a noite, diz o cantor, que neste trabalho faz homenagens a James Brown, Ary Barroso, ao poeta Castro Alves e ao sambista Bezerra da Silva que aparecem em citações, repentes ou acordes. Para embelezar o CD, o encarte ganhou os traços e formas do artista plástico e cartunista baiano Cau Gómez e da fotografia de Rosângela Guedes.

Trajetória:
Com cinco anos de carreira, Dão coloca o pé na estrada no ano de 2004, circulando os principais palcos das cidades baianas. Em 2006 lançou o EP “Ligue o som e curta o brilho” um compactos simples com cinco canções. No ano de 2008, apresentou-se para o grande público do Projeto Música no Porto, logo após no aniversário de 459 anos da Cidade de Salvador, quando abriu o show do rapper MV Bill. No mesmo ano, Dão misturou palestra-show com o tema “Música Negra Urbana” na University of Delaware, nos Estados Unidos, além de algumas apresentações musicais em outras cidades americanas.

Tudo isso para mostrar a vocês o belíssimo videoclipe da música Não vá dizer que vai ficar de fora desse samba. Não deixem de ver, pois vale muito a pena.



Um comentário:

Unknown disse...

musicalidade, originalidade, e música boa... resume esse cantor.