terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Raymundo Luiz Lopes

Recebi há poucos dias o livro Velas de Arribação, do poeta baiano Raymundo Luiz Lopes. Trata-se de uma obra híbrida, trabalhada em versos livres e haikais, sempre em síntese, onde o poeta busca dizer não mais nem menos que o suficiente.

Alguns poemas do livro:

Calor de verão.
A bola de melancia
Passeia na horta

***

Da série Poemetos (poema nºVI)
Para Elieser César

Em cada alma
desliza
indomável barco.
A corda
não amarra
o sussurro
das âncoras.


Segredos

Tudo guardado
no cofre das reminiscências:
obliquas pontes
flores no cio
latitudes calosas.

Tudo o que já não é o mesmo
e visto pelas frestas
da noturna alma.


Breve notícia do autor:
Raymundo Luiz Lopes é natural de Salvador, mas vivem em Feira de Santana, a Princesa do Sertão, há bastante tempo, onde é Professor Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e um dos fundadores da universidade. Criador e Editor da revista Sitientibus (www.uefs.br/sitientibus). Coordenador do Programa Interuniversitário para Distribuição do Livro (PIDL). Membro da Academia Feirense de Letras. Além de ter formação em Terapias Holísticas (massagens orientais, Reiki, Tai Chi chuan), Raymundo ainda é professor da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), desenvolvendo vivências na oficina - Tai Chi Chuan/Caminho para a Construção do Equilíbrio, desde 1992. Poeta, contista, ensaísta, com vários trabalhos publicados em jornais, revistas e pela internet. Participou da Antologia Poética/Pacto de gerações.

3 comentários:

Anônimo disse...

UM POETA QUE LUTA CONTRA OS DRAGÕES DA MALDADE: RAYMUNDO LUIZ DE OLIVEIRA LOPES

Conheço o poeta Raymundo Luiz de Oliveira Lopes há bastante tempo. Desenvolve na UEFS um trabalho pioneiro na criação da REVISTA SITIENTIBUS e no acolhimento e fraternidade à todos alunos e poetas do semi-árido baiano que os procura em busca de sua sabedoria pautada na ética, na valorização do ser humano,na simplicidade dos sábios. Meu grande abraço PROFESSOR. Miguel Carneiro.

Raymundo Luiz Lopes disse...

Caro Gustavo, agradeço-lhe a divulgação do meu livro "Velas de Arribação", bem como, pela postagem de poemas contidos nele.
Parabéns!!O blog é uma farta sopa e bem diversificado...! Abraços.

Raymundo Luiz Lopes disse...

Olá, Miguel Carneiro, tudo bem?

Que responsabilidade, hein? "Um poeta que luta contra os dragões da maldade", valeu!!

Muito obrigado pelo seu gentil/nobre comentário. Continuo no caminho para ser merecedor dos elogios.
Por onde andas? Aguardo suas novidades ...

Um sincero abraço.
Raymundo Luiz Lopes