quarta-feira, 20 de junho de 2012

A Pulseira do Tempo


Boa opção para quem estiver em Salvador nesta quinta-feira é conferir o lançamento do livro A pulseira do tempo (Mondrongo Livros), do excelente poeta Renato Prata, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, a partir das 18:30h. Trata-se de uma obra que recupera a tópica clássica da mudança, contextualizada na particular relação com a linguagem que forja beleza em horas amargas de abertura à consolidada existência do autor: eis o poema a sobrepor-se à nossa condição de seres no tempo.
Neste seu terceiro livro o poeta confirma a sua sensibilidade nunca se entregando aos modismos que apenas fazem com que a poesia, em certos casos, não seja mais que o resultado de uma liberdade que beira o vulgarismo. Dessa forma, o poeta edifica poemas de múltiplas configurações, partindo do verso livre, passando pelas redondilhas, até chegar ao decassílabo com enorme desenvoltura.

Nada peças ou meças
Pelas horas do aparelho:
Estou que regularmente escapam
Neutras, por toda vida.

É vário, porém, o tempo e desmedido
Na duração de um mundo
Que nos move a nós
Sempre outros.

Quê de tempo sustém
Essa bolha de ar?
Quando é que vem o trovão
Apagar o raio?
Quanto tempo, quanto tempo
Vai dourar o te nome?
(A pulseira do tempo, p. 24)


A poesia tem sido uma dimensão presente em toda a existência de Renato Prata, que teve publicados "Sob o cerco de muros e pássaros", Prêmio Braskem de Cultura e Arte – Literatura (Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado/Braskem, 2003) e "A Quinta Estação" (Salvador: Ed. do Autor, 2007). O autor é membro da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), cadeira nº20.

Nenhum comentário: