quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Teatro Popular de Ilhéus lança a Editora Mondrongo


A primeira obra publicada será a reunião dos textos das peças “Teodorico Majestade” e “O inspetor geral”, de Romualdo Lisboa. O lançamento está marcado para este sábado.
clique na imagem para aumentar

A publicação de “Teodorico Majestade - as últimas horas de um prefeito” e “O inspetor geral - sai o prefeito, entra o vice”, marca não apenas a estreia de Romualdo Lisboa em livro, como também a fundação, em Ilhéus, do selo editorial Mondrongo, vinculado ao Teatro Popular de Ilhéus, grupo que mantém viva na cidade a Casa dos Artistas.
“Já era tempo disso acontecer”, diz o escritor Gustavo Felicíssimo, que estará à frente do projeto, pois, segundo ele, “os autores ilheenses para publicarem suas obras sempre recorrem a empresas de fora da cidade. Agora teremos uma editora caseira, que oferecerá ao escritor local serviços compatíveis com os das melhores editoras do estado”. Além disso, garante Felicíssimo, os livros serão comercializados no site da editora e distribuídos nas livrarias da região.
Além de auxiliar e prestar serviços aos escritores locais que pretendam publicar em livro as suas obras, a Mondrongo também terá a função de dinamizar a atividade literária local, promovendo encontros com escritores, debates, cursos e concursos.
“Todos estão muito confiantes no sucesso dessa nova empreitada do Teatro Popular de Ilhéus”, diz Romualdo Lisboa, “pois se o cacau foi por muitas décadas a maior riqueza da região, foram seus escritores que fizeram a fama do lugar, retratando de maneira ficcional a rica cultura, a sociedade e seu modo de vida em obras que extrapolaram as nossas fronteiras”.
Para o diretor teatral e ex-secretário estadual da cultural, Márcio Meirelles, que faz um dos prefácios à obra, “a importância do trabalho de Romualdo e do Teatro Popular de Ilhéus não está somente no que fazem no palco. Como quem faz teatro de fato, o jeito como eles encaram seu ofício, para além da dramaturgia ou da cena, e a reverberação do que fazem importa tanto ou mais do que elas”.
Todos estão convidados para festa de lançamento que acontecerá sábado, a partir das 19:30h, na Casa dos Artistas. A programação será a seguinte:
19:30 – Recepção
20:00 – Apresentação da peça Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito
21:00 – Lançamento do livro e sessão de autógrafos

Casa dos Artistas - Rua Jorge Amado, 39 – Ilhéus
Maiores informações com Gustavo Felicíssimo: 8842.2793

Um comentário:

XOXÓ NO SEU FIOFÓ disse...

pelo menos aqui na foto a capa tá de fuder, o proeto editorial bonito. massa!