terça-feira, 20 de setembro de 2011

Graciliano Ramos - 75 anos de Angústia


Para comemorar os 75 anos da primeira edição de Angústia, de Graciliano Ramos, a Record lança uma edição especial do romance e abre o simpósio "Graciliano Ramos - 75 anos de Angústia", um ciclo de debates que percorrerá cinco capitais do país e levará ao público uma visão multifacetada sobre esta obra publicada pela primeira vez em 1936 quando Graciliano estava preso. Participarão dos debates os professores Elisabeth Ramos (neta de Graciliano), Erwin Torralbo Gimenez, Hermenegildo Bastos, Wander de Melo Miranda e Belmira Rita da Costa Magalhães, todos especialistas na obra do escritor alagoano.
O primeiro evento ocorre na Universidade de São Paulo nesta terça-feira, dia 20 de setembro, das 10h às 12h e das 14h30 às 17h, e será aberto com um depoimento do escritor, professor, ensaísta e crítico literário Antonio Candido.
Haverá ainda encontros em Brasília (22/9), Salvador (04/10), Maceió (06/10) e Belo Horizonte (26/10). Neste último, o ciclo será encerrado com a exposição "Graciliano - 75 anos de Angústia", no Saguão da Reitoria da UFMG, onde serão exibidos documentos, textos e objetos do autor. Aqui na Bahia, o depoimento de abertura ficará a cargo de Hélio Pólvora.

Nenhum comentário: