segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O samba vai dar sua risada

e eu estarei lá, no Teatro Municipal de Ilhéus, para dizer um ou outro poema e apresentar essa gente boa.

O grupo Samba Chula de São Braz, tesouro da tradição oral de matriz africana, vem mostrando pelo país afora a riqueza cultural do samba de roda. Os cantadores nascidos na pequena vila de São Braz, em Santo Amaro-Ba, lançam agora seu primeiro CD solo: Quando Dou Minha Risada, Há Há..., através do Prêmio Pixinguinha – Bahia 2008, da Funarte (Fundação Nacional de Artes).
Já referenciado por artistas como Maria Bethânia, Roberto Mendes e Antônio Nóbrega, o grupo Samba Chula de São Braz faz show de lançamento do seu disco no Teatro Municipal de Ilhéus, dia 17 de novembro, terça-feiras, às 20h.
O álbum - que tem direção artística de Katharina Döring e direção musical de Cássio Nobre, com produção de Fernando de Santana e produtor fonográfico, Tadeu Mascarenhas - vem recheado de faixas alegres e coloridas, em ritmo de chula, samba corrido, capella e marcha.
Ao mesmo tempo em que cantam a labuta do dia a dia, os sambadores se soltam em cantigas lúdicas e eróticas, contam piadas e ironizam situações sensuais e tragicômicas da vida. Ainda no CD, participação especial do cantor e compositor Raimundo Sodré.
O Samba de Roda do Recôncavo - reconhecido pela UNESCO, desde 2005, como Patrimônio Imaterial da Humanidade - tem no Samba Chula de São Braz um de seus mais genuínos representantes. O grupo baiano, um dos pesquisados, inventariados e registrados (foto, áudio e vídeo) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi um dos 16 participantes dos recém-lançados CD e DVD do Projeto Cantador de Chula, concebido pela etnomusicóloga e professora de arte-educação da Uneb, Katharina Döring.

Nenhum comentário: